Cursos

SELEÇÃO PARA OFICINAS E CURSOS

INSCRIÇÕES ABERTAS

Atenção ao email de inscrição: grupobastet@gmail.com

 

Oficina Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional – com Marcelo Bones (MG/Brasil)

17, 18 e 19 de setembro

Local: Teatro Sesc Centro

Ministrante: Marcelos Bones

Carga horária: 9h


Sinopse: Esta oficina objetiva a capacitação de cias, grupos e produtores das artes cênicas para ampliação das possibilidades de circulação dos seus espetáculos nacionalmente e internacionalmente. Visa também preparar os participantes para o MICSUR que acontecerá em São Paulo em abril de 2018 Tópicos que serão desenvolvidos: Diagnóstico da circulação de espetáculos teatrais Exposição de rotas de circulação (festivais e salas) Apresentação dos principais festivais brasileiros e internacionais Avaliação dos materiais de venda dos espetáculos Apresentação das várias formas de apresentação dos materiais Rodas de negócios e suas dinâmicas Planejamento estratégico para a circulação

A oficina será destinada de 10 a 12 cias, grupos ou produtores profissionais. Sugere-se a participação de DOIS componentes de cada núcleo, sendo um mais ligado à criação e outro mais ligado à produção. A oficina se desenvolverá com atividades expositivas e discussões com o grupo. Desenvolveremos também um pequeno planejamento estratégico para potencializar as ações de circulação de cada núcleo.

Quem é Marcelo Bones?
Programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais (festivais.org.br), organização para a difusão de informações, reflexões e pesquisas sobre festivais de teatro no Brasil. Diretor Executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, consorcio de quatro grupos teatrais que se reuniram para ações de internacionalização (Luna Lunera, Teatro Invertido, Teatro Andante e Espanca!). Foi Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE de 2009 a 2011. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Foi entre 2015 e 2016 o articulador na área do teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura.

Dias: 17, 18 e 19 de setembro
Horário: 10h às 13h
Local: Teatro SESC Centro [ver no mapa]

Oficina O jogo como técnica – João Carlos Artigos (RJ/Brasil)

22 e 23 de setembro

Local: Teatro SESC Centro

Ministrante: João Carlos Artigos (RJ/Brasil)

Carga horária: 8H


Sinopse: Tendo o jogo como o elemento primordial do trabalho do artista cênico, a oficina tem com objetivo desenvolver/compartilhar, sob a lógica da comicidade, um processo baseado na vivência da brincadeira base da ampliação dos sentidos, da força sensual, da compreensão do tempo cômico, da articulação de uma lógica fantástica particular e da compreensão do que definimos de dramaturgia do riso.

Situando como o fazer fundamental do ator a capacidade jogar, de tornar seu ofício uma brincadeira, uma experiência de fruição coletiva capaz de germinar emoções/sentimentos utilizando os princípios técnicos depurados secularmente e, que tornam a arte de fazer rir uma necessidade vital do ser humano.
Uma vivencia voltada para todos desejam utilizar as tecnologias humanas para comunicar/afetar outras humanidades.

A Oficina pode ser ministrada em 2 módulos: Iniciação e Aperfeiçoamento de números.

Dias: 22 e 23 de setembro
Horário: 9h às 13h
Local: Teatro SESC Centro [ver no mapa]

Oficina Viver en el país de si!! – com PEPA PLANA (Catalunha)

17, 18, 19 e 20 de setembro

Local: Teatro SESC Centro

Ministrante: Pepa Plana (Catalunha)

Carga horária: 16h


Sinopse: O palhaço não é um personagem, mas sim uma pessoa, a mais humana dos seres humanos. O palhaço não é um ator, pois um ator compõe um personagem que não tem nada haver com sua própria personalidade. O palhaço já existe dentro de si e é ele multiplicado por mil. Trabalhar com o palhaço é trabalhar com o coração.

Dias: 17, 18, 19 e 20 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro SESC Centro [ver no mapa]